Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024 | por Redação TA c/ MPE/MT

JUSTIÇA Réu é condenado a quase 14 anos de prisão por tentativa de homicídio

Denunciado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso por tentativa de homicídio duplamente qualificado ocorrido em Acorizal, o réu Adriano Zark foi condenado na sexta-feira (15 de março) a 13 anos e oito meses de prisão. Em 2017, o réu e um adolescente perseguiram em uma motocicleta a vítima, Franquilei de Figueiredo Conceição, efetuando quatro disparos de arma de fogo contra o namorado de sua ex-esposa.

Durante o julgamento, os jurados acolheram a tese defendida pelo MPMT e entenderam que o crime foi premeditado, com a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima e por motivo torpe, que consistiu em ciúmes e sentimento de posse, já que o acusado não aceitava o novo relacionamento de sua ex-esposa com a vítima.

Leia mais...

MEIO AMBIENTE Governo de Mato Grosso abre credenciamento para prestação de serviços em recuperação florestal

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Sema-MT

O Governo de Mato Grosso publicou edital de credenciamento de instituições executoras para a prestação de serviços em restauração florestal, conservação de solo e engajamento social integrado. O objetivo é promover, no Estado, a revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia

Leia mais...

SAÚDE Paciente que solicitou consulta ou exame pode procurar unidade de saúde mais próxima para atualizar dados

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

Pacientes que solicitaram consultas ou exames podem procurar a unidade de Saúde mais próxima do seu local de moradia no município de Cuiabá para realizar atualização cadastral de seus dados e, com isso, facilitar o contato da Central de Regulação. A ideia é combater o absenteísmo de pacientes, que acabam faltando a exames e consultas.

Ao longo deste mês de março e do mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza mutirões de exames de tomografia através da Central de Regulação. A atualização dos cadastros é essencial para que pacientes que precisam fazer tomografia participem do mutirão.

Leia mais...

JUSTIÇA Por tentar matar irmãos e sobrinho, réu é condenado a 15 anos de prisão

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024 | por Redação TA com MPE/MT

O réu Uerleth Satil Pedro foi condenado pelo Tribunal do Júri de Jauru (a 425km de Cuiabá) a 15 anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado, por tentar matar dois irmãos dele e um sobrinho com golpes de faca. Atendendo a pedido do Ministério Público de Mato Grosso, foi decretada a prisão preventiva do acusado

Leia mais...
@ Fernando Frazão / Agência Brasil
@ Fernando Frazão / Agência Brasil

JUSTIÇA STF homologa delação de Lessa sobre assassinato de Marielle

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou, na noite desta terça-feira (19), que o assassino da vereadora Marielle Franco e de Anderson Gomes - o ex-policial militar Ronnie Lessa -, fechou um acordo de delação premiada, já homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais...

SAÚDE Sob presidência de Lúdio, Comissão de Saúde debateu como reduzir a fila do SUS e fiscalizou unidades de saúde

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Asssoria

Sob a presidência do deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa fiscalizou todas as unidades de saúde estaduais de Mato Grosso. Também realizou diversas audiências públicas ao longo de 2023, intensificou os debates sobre as necessidades de melhorias no tratamento de diversas doenças e linhas de cuidado, além de melhorias no atendimento dos hospitais regionais e do Hospital Estadual Santa Casa, ampliação do atendimento no Hospital Universitário Júlio Muller, e diversas outras pautas.

Leia mais...

POLÍCIA Polícia Militar apreende 465 quilos de cocaína em Vila Bela da Santíssima Trindade

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024 | por Redação TA c/ PM-MT

A Polícia Militar apreendeu, na tarde desta terça-feira (19.03), 465 quilos de substância análoga à cocaína em Vila Bela da Santíssima Trindade. As drogas foram localizadas no interior de uma aeronave que caiu na zona rural do município. A apreensão causou prejuízo de R$ 15 milhões ao crime organizado.

Leia mais...
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

MEIO AMBIENTE Mato Grosso reduz desmatamento em 74%, aponta Imazon

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024

Mato Grosso registrou queda de 74% no tamanho de áreas de Amazônia Legal desmatadas nos dois primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento considera dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgados nesta segunda-feira (18.03).

Leia mais...
@ Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
@ Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

JUSTIÇA Moraes dá 15 dias para PGR opinar sobre indiciamento de Bolsonaro

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 15 dias para a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar sobre o relatório no qual a Policia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 16 pessoas pela suposta fraude do certificado de vacinação para covid-19.

Leia mais...
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

SAÚDE Campanha de conscientização contra dengue em Mato Grosso começou nesta segunda-feira

Publicado em Terça - 19 de Março de 2024 | por Redação TA c/ SES-MT

Começou na manhã desta segunda-feira (18.03) em todo Mato Grosso a campanha de conscientização da população contra o mosquito aedes aegypti, a “Semana D” contra a dengue. A ação, que é idealizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), tem o objetivo de unir forças e construir uma força-tarefa para reduzir o risco de uma epidemia em Mato Grosso.

Em mais um passo importante para o combate das arboviroses, as ações de conscientização começaram pelas escolas, com o objetivo de integrar a comunidade estudantil e destacar a urgência em combater o mosquito.

Leia mais...