Notícias
POLÍTICA Novo mandato de Augusto Aras na PGR é aprovado pela CCJ do Senado
O atual procurador-geral da República, Augusto Aras, teve seu nome aprovado para um novo mandato pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado ( CCJ). O placar foi de 21 votos a favor e 6 contra.
Augusto Aras passou por uma sabatina que durou horas e agora, após aprovação de pela CCJ, o nome de Aras também será submetido ao plenário do Senado, onde, para ser aprovado, terá que alcançar a aprovação da maioria simples, ou seja, 41 dos 81 senadores. A votação é secreta. Se confirmado para um novo mandato, Augusto Aras ficará no cargo até 2023.
SAÚDE Em Mato Grosso, 10 municípios estão com risco moderado de contaminação pela Covid-19
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou, nesta terça-feira (24.08), o Boletim Informativo nº 534 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.
O documento mostra, a partir da página 11, que 10 municípios registram classificação de risco moderado para o coronavírus. São eles: Acorizal, Figueirópolis D’Oeste, Conquista D’Oeste, Jangada, Lucas do Rio Verde, Novo São Joaquim, São José do Povo, Reserva do Cabaçal, Sinop, Vale do São Domingo.
Outras 131 cidades estão classificadas na categoria de risco baixo para a contaminação do coronavírus. Nenhum município foi classificado com risco alto ou muito alto para a Covid-19.
SISTEMA PRISIONAL PCE passa a usar drones apreendidos para monitorar atividades ilícitas extramuros
Policiais penais da Penitenciária Central de Cuiabá passaram a adotar uma nova forma de realizar rondas e fiscalizações em torno da unidade. Além da vigia nas torres e por viatura, passaram a usar três drones apreendidos de criminosos para promover a segurança da unidade.
MEIO AMBIENTE Audiência discute lei que proíbe extração de recursos pesqueiros nos entornos da barragem de Manso
A Assembleia Legislativa discutiu, na tarde de segunda-feira, a Lei Estadual nº 11.486/2021, que proíbe a extração de recursos pesqueiros na região da barragem do Manso. A audiência pública reuniu pescadores, pesquisadores, representantes do setor do turismo, além de outros interessados no tema.
A norma em debate foi aprovada em julho deste ano e cria o Sítio Pesqueiro Estadual do Manso, que compreende o Rio Cuiabazinho e suas drenagens até a confluência com o Rio Manso, e o Rio Manso e respectivas drenagens até a confluência com o Rio Cuiabazinho.
MEIO AMBIENTE Indicações apontam ações de prevenção e combate a incêndios no Pantanal
Os incêndios que atingem a região do Pantanal mato-grossense já destruíram mais de 261 mil hectares, conforme monitoramento feito pelo Instituto SOS Pantanal. A marca está próxima do registrado neste mesmo período, em 2020, quando foram devastados 265 mil hectares.
SAÚDE Mato Grosso registra nesta terça-feira 514.097 casos e 13.374 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (24.08), 514.097 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 13.374 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 1.085 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado
EMPREGO Mais de 2,6 mil vagas de emprego estão disponíveis nesta semana em Mato Grosso
O Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), divulga nessa semana 2.606 vagas de emprego disponíveis. As oportunidades estão espalhadas em diversas áreas nos 31 postos do Sine instalados em 28 municípios no Estado de Mato Grosso.
POLÍTICA Política de preço da Petrobras é a responsável pelo aumento dos combustíveis, afirma diretor do Sindipetróleo
O diretor-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), Nelson Soares, aponta que a política de preços praticada pela Petrobras é o principal fator que tem afetado o preço final dos combustíveis
POLÍCIA Polícia Civil cumpre 10 mandados contra grupo criminoso envolvido em roubos e tráfico na região de fronteira
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (23.08) a Operação Off Road para cumprimento de 10 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e de prisão na região de fronteira. A operação tinha como alvos membros de uma associação criminosa voltada a roubos de veículos que são levados para a Bolívia.
POLÍCIA Redução de registros de violência doméstica e aumento de morte de mulheres são reflexos da pandemia
Mato Grosso apresentou queda de 12,34% nos registros de ocorrências envolvendo vítimas femininas no primeiro semestre de 2020 (24.828), comparado ao mesmo período de 2019 (28.325). Entretanto, a letalidade da violência aumentou. Os registros de feminicídio apresentaram aumento de 79% no período de janeiro a junho do ano passado, em relação a 2019.
Os dados fazem parte de um estudo sobre o reflexo da pandemia nos atendimentos às vítimas femininas em delegacias de polícia de Mato Grosso, feito pela Gerência de Inteligência Estratégica (GERIE) da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (PJC-MT).